INTOLERÂNCIA RELIGIOSA!

Prezados Leitores ,

O artigo abaixo nos remete a uma reflexão sobre a presença e o crescimento da intolerância religiosa em nosso país. Ao final da leitura. Dê a sua opinião sobre o seguinte questionamento. Por que há tanto desrespeito(Cultural,Religioso e Étnico) com o meu próximo?

Prof° Everton

Crescimento dos Conflitos Religiosos no Brasil

  Os conflitos motivados por divergências religiosas têm se multiplicado no Brasil, país considerado modelo de convivência religiosa. 
 Foi registrado em 30 de Abril de 2009, na 24ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro, a suposta agressão de uma Pastora da Igreja Assembléia de Deus a uma seguidora da “Umbanda”, religião brasileira oriunda de matrizes africanas. O fato ocorreu em Pilares, zona norte da cidade do Rio de Janeiro.

A pastora Nádia Pereira teria utilizado um banco de madeira para atacar a umbandista Cirene Dark, 54, cardíaca, e ainda tentou atear fogo na vítima. O motivo seria uma homenagem que Cirene iria realizar a uma entidade da umbanda. A agressora é pastora e missionária da Igreja Assembléia de Deus de Jardim América e teria um programa diário em uma rádio em Mesquita, intitulado “Profetizando Vitória”.

Conforme noticiado pelo Jornal do Brasil Online1, o fato, ocorrido no interior da casa da vítima, foi caracterizado pela polícia como cárcere privado, lesão corporal ou tentativa de homicídio, tentativa de incêndio, intolerância religiosa e dano. 
 A denúncia foi tornada pública pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, instituição do Rio de Janeiro que reúne seguidores de diversas religiões. Este é o terceiro caso atendido pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, onde seguidores da umbanda são agredidos fisicamente, segundo o Jornal O Dia Online. Este órgão jornalístico realizou enquete na Internet no dia do fato, quando a maioria das pessoas entendeu que fatos desta natureza ferem a imagem das igrejas envolvidas (ver Anexo I). 
 Verdadeiramente, a conduta de intolerância praticada pela pastora é incompatível com as diretrizes pregadas pela maioria dos dirigentes evangélicos brasileiros. No entanto, verifica-se um crescimento dos conflitos religiosos no Brasil desde a agressão ocorrida na véspera do dia 12 de outubro de 1995, quando o bispo Von Helder, da Igreja Universal do Reino de Deus, agrediu a imagem de uma santa católica com socos e pontapés, em um programa televisivo exibido em rede nacional. Este fato causou azáfama entre os católicos e repercutiu fortemente nos meios sociais do país. Vale lembrar que o nosso país não possui ainda um conselho religioso interconfessional a nível nacional. 
 Hugo Alexandre Espínola Mangueira-Mestrando em Ciências das Religiões pela UFPB

Extaido do site: http://religare.blogs.sapo.pt/49441.html

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

11 respostas para INTOLERÂNCIA RELIGIOSA!

  1. Schayra Giovanelli Marquezini disse:

    ” o bispo Von Helder, da Igreja Universal do Reino de Deus, agrediu a imagem de uma santa católica com socos e pontapés.”

    Eu mesma sou Católica, e acho que isso não deveria ser feito, eles deveriam ter uma moral e respeitar a religião de cada um, porque é um direito nosso crêr em Santo ou não.
    E cada religião deveria respeitar uma a outra, porque se você não não gosta de uma religião, também não precisa critica-la e cometer atos violentos.
    Eu respeito todas as religiões, e acho que as outras pessoas também deveriam respeitar.

    Aluna: Schayra- 7°v2

    • nadia pereira disse:

      concordo com você,Deus nos deu livre arbítrio,para seguirmos em que temos fé.tenho certeza que algumas pessoas,servem a Deus.e que ninguém tem o direito de julgar ou condenar as religiões dos outros e nem tão pouco acusar as pessoas de intolerância religiosa sem provas que é o meu caso, esta senhora que me injustiçou,a religião não tem nada a ver com nada,o que faltou foi o carater!!eu sou a Nadia pereira em pilares que fui acusada!!!

  2. manuella da silva disse:

    Eu achei que o texto foi muito falado em sir, não podia se assim não na minha opinião , eu não gostei do texto.
    Porque o desrespeito cuturau é por que um tem a casa mais bomita um tem mais coisa do que o outro e etc.
    O desrespeito religioso e por que uns não são da igreja catolica e falan , e uns que são da igreja evangelica falan da igreja catolica,
    O desrespeito por que os brancos tem uma cipadia com os negros . essa e minha opinião.
    ( Meu nome e Manuela da 7°v2 )

  3. Argeu Henrique Ribeiro da Silva disse:

    No Brasil a falta de desrespeito e muito grande inclusive mesmo irmaos da propria igreja cometem esse tipo de absurdo eu acho que num tem nada a ver uma coisa com a outra cada um tem sua opiniao eu acho que isso e falata de dialogo e falta de conhecimento da palavra eu acho que dependendo da religiao ou não como diz a biblia um irmao tem que amor o outro cenpre ja o texto achei um texto otimo eu acho que isso deveria ser mostrado para toda a escola pra mostrar para eles que religiao e coisa seria.(Argeu Henrique 7°v2)

  4. francielly disse:

    Cada um tem suas crenças, no jeito de pensar e falar …
    Todos nos cremos de modos de ferentes … tem gente que acredita em maria e em outros deuses.
    no meu caso acredito no Deus de Abraão e Jacó.
    MAS as pessoas acham que tudo é olho por olho e dente por dente.
    FRANCIELLY
    7V2

  5. Denilson disse:

    e por que as pessoas estao se esquecendo do amor da religião,as pessoas estao-se des respeitando por que as pessoas so tao pensando em dinheiro em mais nada. isso esta erado por que deus n quer que nos pense so no dinheiro, mais em amor de todos .e eugostei do texto que eu li fou muito bonito.
    Denilson- 7v2

  6. vania da silva santana disse:

    Eu acho que o texto não podia ser assim ,
    O desrespeito cutural e que as pessoas que tem muita coisa não liga pras outras pessoas que não tem
    O desrespeito religioso e que as pessoa catolica falam das outras .
    e os evangelica falam dos catolica .
    O desrespeito e que os brancos não liga pros negros .
    (Meu nome e vania da 7°v2 )

  7. Pelas desigualdades resligiosas e desigualdades culturais as vezes até mesmo pela cor da pele as vezes por desigualdades sociais, pessoas igorantes que não tem amor a patria.
    _No texto fala sobre uma mulher que ataca uma outra pelas diferenças religiosas e de um bispo da Igreja Universal do reino de Deus que agride fisicamente uma imagen de uma santa da Igreja católica.

  8. isabella aparecida ramiro machado.7v2. disse:

    eu achei que a pastora nao deveria ter feito aquilo contra a mulher so por causa que ela era de outra religiao .as pessoas nao de veriao atacar umas as outras so por causa de religiao e outras coisas .eu achei que o texto e muito esclaresedor e legal por que mostra a gravidade que esta os conflitos religiosos no brasil e com isso as pessoas ficao mais informadas com que nao fazen mais este tipo de agresao.

  9. Rosa Maria disse:

    Prof° Everton,
    O texto é interessante por que fala de preconceito religioso e de atitudes erradas de vários líderes religiosos.Acho que uma boa forma de melhorar a convivência seria sempre a conversa mas sem agressão fisica ou com palavrões.
    Maria Eduarda.

  10. nadia pereira disse:

    todos do site,achei feia a atitude do bispo,temos que respeitar todas as religiões e todos os seres humanos,eu sou a nadia que fui acusada, pela senhora e por todas as noticias,sites,jornal o dia,o povo,expresso e vagner montes,a diferença é que todos me julgaram sem ter provas já o bispo fez intolerância em rede nacional e eu não fiz nada.fui acusada sem provas amo a todos os meus irmãos,não importa se é espirita,kardecistas ou ateu,todos nós temos o direito de acreditar em que quizermos,sou contra o preconceito de todos os tipos,tenho certeza que a justiça de Deus e a dos homens irá desvendar este misterio..você que quizer me ajudar.meu email é eventosnadia@bol.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s